Definição – O que significa Gerenciamento Out-of-Band?
O gerenciamento out-of-band é uma técnica de gerenciamento de dispositivos e sistemas usada principalmente em redes de computadores, mas também é aplicada a outras áreas de TI onde métodos semelhantes são usados. Este método de gerenciamento envolve uma conexão alternativa e dedicada ao sistema separada da rede real em que o sistema é executado. Isso permite que um administrador garanta o estabelecimento de limites de confiança, já que haveria apenas um único ponto de entrada para a interface de gerenciamento.
Definirtec explica Out-of-Band Management
O gerenciamento de dispositivos por meio do gerenciamento out-of-band ainda é feito por meio de uma conexão de rede, mas é totalmente separada fisicamente da conexão de rede “in-band” que o sistema está servindo. Pense nisso como a porta marcada como “apenas para funcionários” encontrada em restaurantes e shopping centers. Nenhum usuário não autorizado seria capaz de acessar o canal de rede fora de banda porque simplesmente não há conexão com ele do canal de rede regular que todos usam, tornando-o um canal muito seguro.
A interface de gerenciamento de canal fora de banda geralmente está disponível mesmo que a rede possa estar inativa ou mesmo se o dispositivo estiver desligado, em modo de suspensão, hibernando ou simplesmente inacessível através do sistema operacional, tornando esta uma ferramenta de controle de gerenciamento muito poderosa . Isso pode ser usado para gerenciar remotamente dispositivos desligados fora do horário de trabalho ou durante feriados, ou pode ser usado para reinicializar dispositivos cujo sistema operacional travou ou travou. Isso geralmente é feito por meio de extensões especiais do sistema operacional e hardware dedicado projetado especificamente para gerenciamento fora de banda.
Um exemplo de configuração para gerenciamento out-of-band é o uso do System Center da Microsoft junto com a Active Management Technology da Intel e usando a infraestrutura de chave pública da Microsoft.