Definição – o que significa gerenciamento do ciclo de vida do usuário?
User Lifecycle Management (ULM) se refere a uma implementação de solução estratégica que facilita a administração corporativa de um usuário, uma identidade e uma infraestrutura.
A maioria das corporações ou organizações recebe um conjunto padrão de especificações e regulamentos de tecnologia e gerenciamento de dados corporativos. Assim, eles pretendem empregar uma técnica para ULM.
Uma técnica de sucesso deve incluir dois fatores principais:
-
Desenvolvimento de uma infraestrutura padrão através da qual os vários elementos da solução ULM podem ser apresentados, configurados centralmente, administrados e relatados.
-
Substituição de várias identidades online por uma credencial única, protegida, autêntica e gerenciada de maneira eficaz para cada usuário.
Definirtec explica o gerenciamento do ciclo de vida do usuário
O ULM pode ser dividido em cinco estruturas diferentes:
- Serviços de diretório: são considerados um aplicativo de software ou um grupo de aplicativos que armazenam e organizam informações sobre os usuários e compartilhamentos de rede de uma rede de computadores. Os serviços de diretório permitem que os administradores de rede controlem a acessibilidade dos usuários aos compartilhamentos. Além disso, os serviços de diretório funcionam como uma camada de abstração entre recursos e usuários compartilhados.
- Sistema operacional (SO) / Padronização de aplicativos: é definido como um sistema operacional corporativo padrão incorporado em uma única imagem, que pode ser implementado para abranger vários perfis de hardware de todos os PCs. É apoiado por um conjunto de políticas de grupo selecionadas e instalações de software. Após a instalação, os aplicativos empacotados, bem como o sistema operacional, são protegidos com tecnologia de “autocura” incorporada de forma nativa se forem modificados, sobrescritos ou danificados instantaneamente.
- Segurança: definida como uma gama precisa de tecnologia e processos integrados que são integrados e administrados centralmente para proteger e melhorar os dispositivos do usuário final.
- Gestão de Ativos: É considerada uma disciplina de negócios para gerenciar o ciclo de vida dos ativos. Isso visa atingir um nível de serviço preferencial e, ao mesmo tempo, diminuir o risco. Gerenciamento de ativos apresenta gerenciamento, cliente, engenharia, financeiro, bem como outros processos de negócios. O gerenciamento de ativos reais é uma disciplina de negócios baseada em pessoas, dados, processos e tecnologia.
- Auditoria e Conformidade: É considerada uma avaliação extensa, organizada e documentada, construída para encontrar e resolver violações financeiras e operacionais para indivíduos e empresas. Inclui uma revisão de conformidade, além das necessidades de relatórios de rotina e cronogramas para corrigir áreas problemáticas identificadas durante a auditoria.
Benefícios:
- Aumenta a produtividade do usuário e a eficiência funcional, minimizando a carga de trabalho e despesas do help desk.
- Elimina ameaças de segurança desencadeadas por contas ativas que não têm um proprietário válido.
- Melhora a postura geral de segurança com um método auditável estável para gerenciar rotinas relacionadas à identidade junto com uma plataforma para ajudar a manter a conformidade com os regulamentos