Definição – O que significa Service Life Cycle Management (SLM)?
O gerenciamento do ciclo de vida do serviço (SLM) se refere a uma estratégia que apóia as organizações de serviço e as ajuda a reconhecer seu potencial de receita bruta. Isso é feito examinando as oportunidades de serviço proativamente como um ciclo de vida, em vez de um evento solitário ou conjunto de eventos distintos. Isso ajuda a combinar todas as operações baseadas em serviços em um conjunto solitário, mas complexo, de fluxos de trabalho e processos de negócios associados. SLM é definido pela empresa de analistas da indústria AMR Research.
Definirtec explica Service Life Cycle Management (SLM)
À medida que a poderosa concorrência mundial reduz as margens de vendas de produtos, os fornecedores globais estão começando a entender e apreciar a importância dos negócios centrados no cliente. Isso tem levado muitas empresas a buscar as melhores formas de diferenciar seus produtos e ganhar a fidelidade duradoura do cliente, além de descobrir novas fontes de lucro. Esse movimento impulsionou o crescimento do SLM, uma iniciativa sob medida para atender o after-market de uma empresa. O gerenciamento do ciclo de vida do serviço é diferente do gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM), que examina todo o ciclo de vida de um produto, em vez da organização como um todo.
O software de gerenciamento de serviço usado no SLM permite que os fabricantes planejem seus recursos de serviço. Também os ajuda a lidar de forma eficiente com responsabilidades, parceiros e custos dos serviços oferecidos. Essas soluções também capacitam a equipe, disponibilizando dados acionáveis adicionais prontamente, tanto no escritório quanto em campo.
SLM inclui os seguintes elementos vitais:
- Administração de força de trabalho
- Planejamento e previsão de componentes
- Gerenciamento de ativos empresariais
- Lógica reversa
- Administração do conhecimento
- Gerenciamento de contratos
- Devoluções e gerenciamento de reparos