Definição – o que significa gerenciamento de portfólio de aplicativos (APM)?
O gerenciamento de portfólio de aplicativos (APM) é uma técnica de gerenciamento de TI que aplica a análise de custo-benefício e outras análises de negócios à tomada de decisões de TI. O gerenciamento de portfólio de aplicativos considera cada programa e equipamento como um ativo dentro do portfólio geral de uma empresa, dando-lhe uma pontuação com base em fatores como idade, importância, número de usuários e assim por diante. De acordo com o APM, investimentos adicionais em atualizações ou mudanças no mix do portfólio devem ser justificados pelos retornos projetados e outros fatores mensuráveis.
Definirtec explica gerenciamento de portfólio de aplicativos (APM)
O gerenciamento de TI é frequentemente visto como uma batalha constante para apagar incêndios no dia a dia. O APM visa olhar além do dia-a-dia e avaliar a infraestrutura de TI de uma organização para decidir quando e onde as melhorias devem ser feitas. Para ser eficaz, o APM deve seguir um processo estruturado e repetível de avaliação e recomendação. Ao padronizar o processo, o APM pode ser ampliado para atender às necessidades de organizações maiores.
Os conceitos de gerenciamento de portfólio de aplicativos foram integrados aos softwares de negócios e corporativos para ajudar as organizações a automatizar essas práticas.