Definição – o que significa Identity and Access Management (IAM)?
Gerenciamento de identidade e acesso (IAM) é o processo usado em empresas e organizações para conceder ou negar aos funcionários e outras pessoas autorização para proteger os sistemas. IAM é uma integração de sistemas de fluxo de trabalho que envolve grupos de reflexão organizacionais que analisam e fazem os sistemas de segurança funcionarem de maneira eficaz. Políticas, procedimentos, protocolos e processos estão todos vinculados ao IAM. Aplicativos de identidade e segurança também são considerações importantes.
O IAM verifica as solicitações de acesso do usuário e concede ou nega permissão para materiais protegidos da empresa. Ele também lida com várias funções administrativas, incluindo problemas de senha, e ajuda a supervisionar o gerenciamento de identidade de funcionários. Os padrões e aplicações do IAM incluem a manutenção dos ciclos de vida do usuário, vários acessos a aplicativos e logons singulares.
Definirtec explica gerenciamento de identidade e acesso (IAM)
Existem várias vantagens do IAM, incluindo valor comercial e aprimoramentos de segurança, aumento da produtividade do trabalho e redução da carga de trabalho da equipe de TI. As empresas usam IAM para cumprir os padrões de melhores práticas, seja na saúde, finanças ou outros setores. Os padrões de melhores práticas em várias arenas organizacionais exigem proteção de registros, o que se torna cada vez mais importante à medida que mais organizações adotam a interoperabilidade em sistemas de registros confidenciais.