Definição – O que significa Gerenciamento Ativo de Falhas?
O gerenciamento ativo de falhas é uma das duas maneiras de executar o gerenciamento de falhas em sistemas de rede. Ele está constantemente em processo de detectar, isolar e resolver problemas na rede usando ativamente ferramentas de monitoramento para ver se um determinado dispositivo que está sendo monitorado está ativo e respondendo a todos os processos ou já está inativo e sem resposta. Se um dispositivo não cumprir suas tarefas exigidas, o sistema de monitoramento ativo enviará um alarme que indica que o dispositivo não está respondendo ou encontrou um problema para que ações proativas possam ser tomadas antes que o problema piore.
Definirtec explica o gerenciamento ativo de falhas
O gerenciamento de falhas em geral é capaz de detectar certos problemas de rede por meio da navegação no hardware afetado, que é então isolado de outro hardware não afetado. Esse processo é feito de forma automática e rápida por meio de ferramentas que se conectam a um banco de dados. A maioria das redes possui GUIs que ilustram o problema, mostrando o nó em questão.
No gerenciamento ativo de falhas, o sistema é projetado exclusivamente para se adequar com eficiência ao impacto do alarme sempre que o sistema de monitoramento ativo detecta um problema. A detecção também é “ativa”, o que significa que as ferramentas estão sempre verificando determinados parâmetros e solicitando respostas de nós diferentes. O monitoramento passivo simplesmente espera que um nó relate um problema, assumindo que o nó seja inteligente o suficiente para fazer isso. Este método permite que os operadores localizem facilmente a parte específica que é afetada pelo mau funcionamento ou possível mau funcionamento e rapidamente encontrem uma solução.