Gerenciamento de falhas

Definição – o que significa gerenciamento de falhas?

O gerenciamento de falhas é um componente de gerenciamento de rede que trata da detecção, isolamento e resolução de problemas de rede. A implementação adequada de um sistema de gerenciamento de falhas pode ajudar a garantir que as redes funcionem de maneira ideal.

Definirtec explica o gerenciamento de falhas

Em uma rede de telecomunicações, o gerenciamento de falhas se refere a um conjunto de funções que detecta, isola e corrige o mau funcionamento da rede. O sistema examina logs de erros, aceita e atua nas notificações de detecção de erros, rastreia e identifica falhas e realiza uma sequência de testes de diagnóstico.

Quando uma falha é encontrada em uma rede, um componente envia uma notificação a um operador de rede usando protocolos como o Protocolo de gerenciamento de rede simples e usa sistemas de filtragem complexos para atribuir alarmes a níveis de gravidade.

O gerenciamento de falhas pode ser ativo ou passivo. O gerenciamento de falhas passivas é executado coletando alarmes de dispositivos quando um erro é encontrado. O gerenciamento de falhas ativo soluciona problemas monitorando os dispositivos usando certas ferramentas para determinar se os dispositivos estão ativos e respondendo. Os aplicativos projetados para sistemas de gerenciamento de falhas são chamados de plataformas de gerenciamento de falhas.