Definição – o que significa gerenciamento passivo de falhas?
O gerenciamento de falhas passivas é um tipo de gerenciamento de falhas que ajuda a detectar, isolar e corrigir problemas em uma rede de comunicação, reunindo alarmes de computadores ou dispositivos quando ocorre um mau funcionamento. Ao contrário de um sistema de gerenciamento de falhas ativo, ele apenas envia um relatório de erro para a ferramenta de gerenciamento e não envia um alarme se um dispositivo falhar completamente.
Uma desvantagem desse método é que ele depende exclusivamente dos alarmes enviados por nós nos dispositivos, ou seja, supondo que eles sejam inteligentes o suficiente para enviar alarmes, ou ainda sejam capazes de fazê-lo quando ocorrer um problema.
Definirtec explica o gerenciamento de falhas passivas
Este tipo de sistema de gerenciamento de falhas observa o comportamento de entrada e saída de um dispositivo sem realmente fazer um movimento para interferir em seu fluxo de operação. Sua abordagem é simplesmente registrar o fluxo e o comportamento do dispositivo que está sendo monitorado e comparar as observações armazenadas com a especificação original. Existem outras abordagens, no entanto, e às vezes incluem a verificação de outras propriedades relevantes do dispositivo.
Um algoritmo baseado em variáveis foi usado pela primeira vez para realizar testes passivos em Extended Finite State Machines (EFSMs). Esse tipo de máquina de estado finito é a principal base para o funcionamento do teste passivo. Esse algoritmo, entretanto, não pode detectar todos os erros de transferência, embora rastreie os valores das variáveis e o estado do sistema.