Definição – o que significa gerenciamento de energia?
O gerenciamento de energia é um recurso de dispositivo de computação que permite aos usuários controlar a quantidade de energia elétrica consumida por um dispositivo subjacente, com impacto mínimo no desempenho. Ele permite a comutação de dispositivos em vários modos de energia, cada um com diferentes características de uso de energia relacionadas ao desempenho do dispositivo.
Definirtec explica gerenciamento de energia
Um recurso nativo da maioria dos dispositivos de hardware, o gerenciamento de energia é gerenciado por um firmware pré-instalado do computador ou sistema operacional host (SO) instalado. Firmware ou um sistema operacional host normalmente usa configuração avançada e interface de energia (ACPI) para acessar os recursos de energia de um computador.
No Windows 7 e sistemas operacionais posteriores, um dispositivo pode operar por padrão entre cinco modos de energia diferentes: alto desempenho, balanceado, economia de energia, suspensão e hibernação. O desempenho de um sistema é ideal, mas consome mais energia no modo de alto desempenho, enquanto o modo de economia de energia economiza energia, mas oferece menos desempenho.
Além disso, as configurações de energia podem ser ajustadas manualmente para configurar o brilho do computador, encerrar serviços desnecessários do dispositivo de back-end ou colocar um computador no modo de suspensão, etc.