Definição – O que significa Master Data Management (MDM)?
Gerenciamento de dados mestre (MDM) é o gerenciamento de ativos de dados essenciais específicos para um negócio ou empresa. O MDM faz parte do gerenciamento de dados como um todo, mas geralmente se concentra no tratamento de elementos de dados de nível superior, como classificações de identidade mais amplas de pessoas, coisas, lugares e conceitos.
Definirtec explica Master Data Management (MDM)
Algumas teorias de gerenciamento de negócios começam com os dados principais, unidades de dados valiosas que podem ser vinculadas a outros dados de várias maneiras. Os dados transacionais, dados sobre transações oficiais que geralmente são formalizados em documentos transacionais, podem estabelecer relacionamentos entre unidades de dados mestres. Uma categoria mais ampla de dados gratuitos que não são codificados em documentos comerciais formais também pode ser aplicada a um estudo mais detalhado dos relacionamentos de dados principais. Além disso, os metadados podem ajudar a fornecer indicadores para ativos de dados únicos em uma infraestrutura de armazenamento de dados complexa.
Como outros tipos de gerenciamento de dados, um bom gerenciamento de dados mestre depende de protocolos excelentes, bem como de ativos de hardware e software suficientes. O gerenciamento estratégico de dados usará princípios orientadores e metodologias comprovadas para promover ativamente o uso eficiente de dados de negócios, o que, como os especialistas apontam, está se tornando mais valioso para muitas empresas do que ativos físicos como veículos e equipamentos. O melhor uso dos dados pode tornar uma empresa mais atraente para os investidores, simplificar as operações para aumentar a receita e até mesmo salvar uma empresa de problemas financeiros. Esse é um dos motivos pelos quais um conceito como o gerenciamento de dados mestre recebe tanta atenção no mundo corporativo de hoje.