Definição – o que significa gerenciamento de chaves?
O gerenciamento de chaves é o processo de administração ou gerenciamento de chaves criptográficas para um criptosistema. Envolve a geração, criação, proteção, armazenamento, troca, substituição e uso de ditas chaves e com outro tipo de sistema de segurança embutido em grandes criptosistemas, permite a restrição seletiva para certas chaves.
Além da restrição de acesso, o gerenciamento de chaves também envolve o monitoramento e o registro do acesso, uso e contexto de cada chave.
Definirtec explica gerenciamento de chaves
Um componente crítico do criptossistema. o gerenciamento de chaves também é um dos aspectos mais desafiadores da criptografia porque lida com muitos tipos de responsabilidades de segurança além da criptografia, como pessoas e políticas falhas. Também envolve a criação de uma política de sistema correspondente, treinamento do usuário, interações interdepartamentais e coordenação adequada.
Para um grupo multicast, a segurança é um grande problema, pois todos os membros do grupo têm a capacidade de receber a mensagem multicast. A solução é um sistema de gerenciamento de chaves de grupo multicast, no qual chaves específicas são fornecidas com segurança a cada membro. Dessa forma, uma criptografia usando a chave de um membro específico significa que a mensagem só pode ser acessada e lida por esse membro do grupo.
Um exemplo popular de sistema de gerenciamento de chave é a infraestrutura de chave pública (PKI), que é usada em Secure Sockets Layer (SSL) e Transport Layer Security (TLS).