Definição – O que significa Software Asset Management (SAM)?
Software Asset Management (SAM) é um processo de negócios no qual o investimento geral de uma organização em soluções de software é maximizado para valor e impacto ideais. O modelo SAM é usado para a compra, orçamento, gerenciamento e uso de software em uma organização. O SAM é importante para qualquer empresa que usa software, especialmente grandes empresas.
Definirtec explica Software Asset Management (SAM)
O SAM é voltado para a redução dos investimentos gerais em TI, maximizando a eficiência do software, tempos de resposta de TI e usuários. O SAM também facilita os processos organizacionais, como controles mais rígidos de gerenciamento de licenças de software, identificação de ativos de software e segurança e conformidade aprimoradas no mercado de software.
O SAM é um conceito contínuo e em evolução que não se baseia na implementação do tempo, ao contrário de outros conceitos de gerenciamento. O SAM evoluiu de fatores organizacionais críticos, incluindo propriedade intelectual (IP) e riscos de auditoria, como o uso não autorizado de software.
Os principais benefícios do SAM incluem:
- Custo total de propriedade (TCO) reduzido para software
- Controle de inventário de ativos de software
- Licenças de software otimizadas e bem organizadas
- Maior produtividade do funcionário
- Retorno sobre o investimento maximizado (ROI)
- Licença e conformidade de auditoria
- Construção de bases de conhecimento e melhores práticas