Definição – O que significa Gerenciamento de Ativos do Ciclo de Vida (LCAM)?
O gerenciamento de ativos do ciclo de vida (LCAM) é um método de gerenciamento de TI de melhoria de capital que é realizado contabilizando todos os ativos usados no ambiente atual e, em seguida, analisando a eficiência do ciclo de vida. Isso permite que uma organização troque ou compre novos equipamentos quando o ciclo de vida do equipamento mais antigo exigir que ele seja substituído. LCAM ajuda uma empresa a identificar, quantificar e priorizar a produtividade diferida e a desenvolver um plano de redução com base nas metas da empresa.
Outra forma de ver o LCAM é que ele é uma ferramenta que define e analisa uma condição atual no ambiente de trabalho ou instalação que está sendo analisada dentro de uma empresa. LCAM permitirá então que a empresa descubra uma condição futura desejada e ajude a tomar decisões sobre como atingir essa condição em termos de tarefas e custos.
Definirtec explica Life Cycle Asset Management (LCAM)
O gerenciamento de ativos do ciclo de vida geralmente começa com uma inspeção das condições em que os ativos são usados e considera todos os ativos usados dentro dessa condição. Em seguida, são estimados os custos das tarefas anteriormente postergadas por falta de recursos ou mão de obra, juntamente com a renovação dos equipamentos que chegam ao fim do seu ciclo de vida. Os planos de orçamento são analisados e um plano é desenvolvido para atender às metas da empresa.
As fórmulas são usadas para definir o plano e o orçamento de que uma empresa precisa para atingir seus objetivos. Existem variáveis como o tempo que uma empresa está disposta a esperar até que o plano seja realizado.