Definição – o que significa o Gerador de dados de teste?
Um gerador de dados de teste é uma ferramenta de software especializada que gera dados falsos ou simulados para uso em aplicativos de software de teste. Os dados gerados podem ser aleatórios ou escolhidos especificamente para criar um resultado desejado.
Um gerador de dados de teste é comumente usado para testar bancos de dados e software de gerenciamento de banco de dados (DBMS), pois esses sistemas geralmente requerem grandes quantidades de dados para classificar e armazenar antes que qualquer um de seus limites possa ser alcançado.
Definirtec explica o gerador de dados de teste
Um gerador de dados de teste pode ser usado para criar dados aleatórios ou dados estruturados e formatados. Os dados estruturados geralmente são mais úteis para bancos de dados porque esses sistemas geralmente salvam dados em tabelas e colunas que contêm tipos específicos de informações; dados aleatórios não são adequados para este propósito.
Os geradores de dados de teste seguem um procedimento específico:
- Construção do gráfico de fluxo de controle do programa
- Seleção de caminho
- Geração de dados de teste
Uma vez determinado o caminho para o teste, o gerador de dados de teste gera dados que resultam na execução do caminho selecionado, com o objetivo de criar dados destinados a percorrer o caminho escolhido pelo seletor de caminhos. Isso é feito por meio de modelagem matemática.
Existem diferentes tipos de geradores de dados de teste:
- Gerador de dados de teste aleatório – este é o tipo mais simples, que pode ser usado para testar muitos programas, pois pode gerar um fluxo de bits aleatoriamente e fazer com que seja representado como o tipo de dados necessário.
- Gerador orientado a objetivos – este gera dados para qualquer caminho especificado, em vez de apenas a forma usual de gerar dados desde a entrada até a saída do código. Esse tipo pode encontrar qualquer entrada para qualquer caminho e tem pouca chance de gerar caminhos inviáveis.
- Gerador de dados de teste Pathwise – Este gerador é atribuído a um caminho específico a seguir, em vez de dar a ele uma escolha entre muitos caminhos. Isso leva a um maior conhecimento do caminho e previsão de cobertura. É semelhante ao gerador orientado a objetivos.
- Gerador inteligente de dados de teste – Este tipo depende de análises sofisticadas do código a ser testado para orientar a busca dos dados de teste. Isso pode gerar dados de teste mais rapidamente, mas a parte de análise requer uma grande visão para antecipar as diferentes situações que podem surgir.