Definição – O que significa Gerações de Linguagem de Programação?
Gerações de linguagens de programação são classificações de linguagens de programação, que fazem referência a diferentes eras da história da programação. Esta classificação indica como o poder de programação está aumentando. Alguns consideram esse progresso à medida que recursos de programação antes considerados significativos se tornam menos importantes.
Definirtec explica as gerações de linguagem de programação
A linguagem de programação de primeira geração foi descrita como codificação, não programação, porque os programadores tiveram que inserir o programa no computador na forma de código de máquina, em vez de uma linguagem escrita. E o próprio algoritmo foi escrito no papel.
A segunda geração apareceu com linguagens de programação que substituem completamente o código de máquina. O programador escreveu o programa por meio da linguagem assembly; então, um montador o interpretou automaticamente em um código de máquina. As primeiras dessas linguagens foram FORTRAN, COBOL e ALGOL.
A terceira geração foi muito mais desenvolvida. Razões incluídas:
- Os algoritmos tornaram-se independentes do fornecedor da máquina que os executava.
- As linguagens digitadas tinham um controle de acesso sólido sobre os dados disponíveis em diferentes dispositivos de armazenamento.
- As estruturas de bloco apareceram pela primeira vez na forma de funções e sub-rotinas. Isso aumentou o poder do programa e economizou muito tempo e esforço de programação.