Definição – o que significa geração de código?
A geração de código é um mecanismo onde um compilador pega o código-fonte como uma entrada e o converte em código de máquina. Este código de máquina é realmente executado pelo sistema. A geração de código é geralmente considerada a última fase da compilação, embora existam várias etapas intermediárias executadas antes que o executável final seja produzido. Essas etapas intermediárias são usadas para realizar a otimização e outros processos relevantes.
Definirtec explica geração de código
O processo de geração de código é realizado por um componente conhecido como gerador de código, parte do programa compilador. O código-fonte original de qualquer programa passa por várias fases antes que o executável final seja gerado. Esse código executável final é, na verdade, o código de máquina, que os sistemas de computador podem executar prontamente.
Nas fases intermediárias de compilação, as regras de otimização de código são aplicadas uma de cada vez. Às vezes, esses processos de otimização são dependentes uns dos outros, portanto, são aplicados um após o outro com base na hierarquia de dependência. Depois de passar várias fases, uma árvore de análise ou uma árvore de sintaxe abstrata é gerada e essa é a entrada para o gerador de código. Nesse ponto, o gerador de código o converte em instruções sequenciais lineares. Após este estágio, pode haver mais algumas etapas, dependendo do compilador. O código final otimizado é o código de máquina para execução e geração de saída.