Definição – o que significa Geoport?
GeoPort é um tipo de porta serial proprietária feita por computadores Apple, mas agora está obsoleta. Ele foi projetado para aplicações de vídeo e voz e fornecia uma interface entre uma linha telefônica ou modem e um computador pessoal e foi usado pela última vez no início dos anos 1990.
Os recursos do GeoPort incluem telefone e serviço de fax aprimorados se usado com Apple Telecom 3.0, bem como largura de banda de 2 Mbps. Era apropriado para videoconferência, mas era usado principalmente com telefones analógicos que não suportavam velocidade de linha / largura de banda suficiente.
O GeoPort pode ser encontrado em máquinas baseadas em m-68K e em modelos anteriores de Power Macintosh pré-USB. A tecnologia GeoPort é semelhante à porta serial padrão, mas tem uma taxa de transferência de dados mais rápida. Esta tecnologia foi amplamente substituída por tecnologia de modem e suporte agora, que tende a estar disponível através de USB.
Definirtec explica Geoport
O GeoPort foi projetado como um canal de acesso direto à memória (DMA) adicional para hardware de som interno, como modems e aparelhos de fax. Embora as primeiras versões não fossem rápidas o suficiente para operar dispositivos de comunicação, as versões posteriores da série AV eram mais do que capazes de lidar com a velocidade de processamento. Nesta série, o GeoPort foi localizado diretamente na placa lógica como parte da arquitetura do sistema. Ele foi projetado para aliviar os procedimentos de áudio, vídeo e gráficos da CPU e ajudá-lo a funcionar mais rápido.
Em 1998, a Apple Inc. lançou o iMac, que tinha um modem de software baseado na tecnologia GeoPort. Logo depois, o GeoPort foi removido e substituído por um modem de 56K.