Geo-fencing (geofencing)

A geofencing (geofencing) é um método de criar uma barreira virtual em torno de um local físico. Ao fazer isso, você pode controlar quem tem acesso a esse local e o que eles podem fazer lá. Por exemplo, você pode usar a geofencing para restringir o acesso a uma determinada área da sua casa apenas a membros da família. Ou, você pode usá-la para impedir que os funcionários entrem em certas áreas do seu escritório. A geo-esgrima pode ser usada para fins de segurança, ou simplesmente para manter as pessoas fora de áreas onde elas não deveriam estar. Qual é a finalidade da geofencing? A geofencing é um serviço baseado em localização que utiliza GPS ou identificação por radiofrequência (RFID) para criar uma barreira virtual em torno de uma área geográfica específica. Quando um dispositivo, como um smartphone, cruza a fronteira para a área restrita, o sistema de geofencing pode acionar um alerta, como uma mensagem de texto ou e-mail, para o proprietário do dispositivo.

A geofencing pode ser usada para uma variedade de fins, como por exemplo:

– permitir que as empresas visem consumidores com cupões específicos de localização e ofertas especiais
– impedir o acesso dos funcionários a determinadas áreas de um local de trabalho
– rastrear a localização dos veículos da empresa
– monitorar os movimentos dos criminosos sexuais ou outros criminosos

Como é feita a geofencing?

Geo tagging é o processo de adicionar informação geográfica a uma foto ou vídeo digital. Isto pode ser feito manualmente, adicionando as coordenadas de latitude e longitude aos metadados do ficheiro, ou automaticamente, utilizando câmaras ou software equipados com GPS que podem procurar as coordenadas a partir de uma base de dados.

A maioria das câmeras digitais e smartphones hoje em dia têm chips GPS incorporados, o que facilita a adição automática de geo tags às suas fotos. Quando você tira uma foto, o chip GPS registra a latitude e longitude do local. Os dados GPS são então escritos nos metadados do arquivo de fotos, que podem ser lidos por um software que sabe como interpretá-los.

Alguns softwares de edição e gerenciamento de fotos, como o Adobe Lightroom e o Picasa do Google, podem procurar automaticamente as coordenadas GPS de uma foto e adicioná-las aos metadados do arquivo. Este processo é conhecido como “codificação geo inversa”.

Há uma série de serviços online que também podem ajudá-lo a marcar geo as suas fotos. Estes serviços normalmente funcionam fazendo corresponder os carimbos de data e hora nas suas fotos com uma base de dados de locais conhecidos. Por exemplo, o Flickr tem um serviço chamado Geo Tagger que pode automaticamente adicionar geo tags às suas fotos se você carregá-las no serviço com as configurações corretas de data e hora. Como é que se faz o geo tag de um local? Para etiquetar um local, você precisará usar um dispositivo GPS para determinar a latitude e longitude do local. Assim que tiver estas coordenadas, pode então utilizar um serviço como o Google Maps para localizar a localização num mapa.

Qual é a diferença entre geofencing e geolocation?

A geofencing e a geolocalização são dois conceitos separados mas relacionados. Geofencing é o processo de criação de um perímetro virtual em torno de uma localização física, enquanto geolocalização é o processo de apontar a localização exata de um dispositivo.

A geofencing é frequentemente utilizada para criar limites virtuais em torno de uma área específica, tal como uma escola ou um parque. A geofencing pode ser usada para enviar alertas ou notificações a um usuário quando ele entra ou sai da área vedada. A geolocalização, por outro lado, é normalmente usada para rastrear a localização de um dispositivo em tempo real. A geolocalização pode ser usada para fornecer direcções de navegação ou para encontrar negócios ou pontos de interesse próximos.

O que é o geotargeting negativo? O geotargeting negativo é um método de segmentação de anúncios para que eles não sejam mostrados aos usuários em uma área geográfica específica. Isto pode ser útil se, por exemplo, um anunciante quiser segmentar anúncios para usuários de um determinado país, mas não para usuários de outros países.