Genéricos

Definição – o que significa genéricos?

Os genéricos referem-se a um recurso em C # que permite definir uma classe ou método com o tipo como parâmetro.

Os genéricos permitem projetar classes e métodos cujos tipos são especificados apenas no momento da declaração e instanciação. Isso permite o desenvolvimento de classes e métodos universais que ajudam a melhorar o desempenho, a produtividade e a segurança de tipo.

Os genéricos costumam ser usados ​​na criação de classes de coleção para a implementação de conceitos como listas, tabelas hash, filas, etc. Essas classes gerenciam um conjunto de objetos e encapsulam operações que não são específicas a um determinado tipo de dados.

Os genéricos também são conhecidos como polimorfismo paramétrico.

Definirtec explica Genéricos

Os genéricos foram introduzidos no C # 2.0 como parte do Common Language Runtime do .NET para superar a limitação na implementação da generalização em versões anteriores. A generalização foi realizada através da conversão de tipos de e para o tipo de base universal, System.Object, que não era de tipo seguro e exigia conversão, o que resulta em um impacto no desempenho.

Alguns dos benefícios do uso de genéricos incluem:

  • Casting não é necessário para acessar cada elemento na coleção
  • O código do cliente que usa genéricos é seguro contra o tipo durante a execução, evitando o uso de dados cujo tipo é diferente daquele usado na declaração
  • O código não é duplicado para vários tipos de dados

A lista A classe de coleção é um exemplo de classe genérica fornecida na biblioteca de classes do .NET Framework que pode ser usada para adicionar, excluir e pesquisar um item de qualquer tipo (T) que é passado como parâmetro para ele. Quando a classe List é instanciada com um parâmetro de tipo no código do cliente, seria semelhante a uma classe concreta implementada com o mesmo tipo.

Os genéricos são semelhantes aos modelos C ++ em conceito, mas diferem principalmente na implementação.

Esta definição foi escrita no contexto de C #