Definição – O que significa Soft Fork ativado pelo usuário (UASF)?
Um soft fork ativado pelo usuário (UASF) é um tipo específico de divergência em uma cadeia de bitcoins ou criptomoedas. A bifurcação leva a uma falta de consenso nos nós, o que pode ser resolvido posteriormente. Ele tem aplicações interessantes para a administração contínua de um modelo de criptomoeda.
Definirtec explica Soft Fork ativado pelo usuário (UASF)
Especialistas em bitcoin e outras criptomoedas às vezes descrevem um soft fork como “compatível com versões anteriores” ou como um fenômeno em que as regras mais antigas podem ser substituídas de uma forma menos rígida, com uma “opção” para as partes interessadas, embora no futuro, os mineiros pode correr o risco de criar blocos inválidos. Além disso, um garfo macio ativado pelo usuário é aquele que é predominantemente conduzido pela atividade do usuário, não por mineradores ou outras partes, e que os mineradores geralmente serão obrigados a seguir.
Um exemplo de soft fork ou UASF ativado pelo usuário é o BIP 148, um UASF que promove a implantação do Segregated Witness ou “SegWit”, um protocolo que muda a forma como as assinaturas digitais são gerenciadas no bitcoin. O BIP 148 foi criado para encontrar uma maneira “mais suave” de implementar o Segregated Witness – para encorajar os mineiros a atualizar seu software e usar o SegWit.
Em geral, um UASF é um exemplo de atividade orientada pelo usuário para alterar o uso de uma criptomoeda de uma forma que não “divida” a rede. Muitos desses tipos de mudanças estão sendo discutidos na comunidade bitcoin, com iniciativas concorrentes determinando o valor e o uso do bitcoin nos próximos anos.