Garantia de qualidade (qa)

Definição – O que significa Garantia de Qualidade (QA)?

A garantia de qualidade (QA) é o processo de verificar se um produto atende às especificações exigidas e às expectativas do cliente. QA é uma abordagem orientada por processo que facilita e define objetivos em relação ao design, desenvolvimento e produção do produto. O objetivo principal do QA é rastrear e resolver as deficiências antes do lançamento do produto.

O conceito de QA foi popularizado durante a Segunda Guerra Mundial.

Definirtec explica Garantia de Qualidade (QA)

As organizações geralmente designam departamentos de QA separados, o que aumenta a confiança e a credibilidade do cliente e melhora a eficiência e os processos de trabalho em geral.

A mensurabilidade é a chave para o controle de qualidade. Os produtos são testados e avaliados para determinar se atendem às especificações de desempenho exigidas. O controle de qualidade pode exigir muitas iterações e envolver atrasos na produção.

A abordagem de QA de uma organização geralmente enfatiza gerenciamento, conhecimento, habilidades, integridade pessoal, confiança, relacionamentos de qualidade e infraestrutura.

Se o conhecimento e as habilidades relevantes não estiverem presentes em uma organização, os consultores podem ser envolvidos quando novas práticas de qualidade forem introduzidas. Os especialistas contratados empregam uma combinação de documentação de procedimentos com implantação de função de qualidade, integração de modelo de maturidade de capacidade e Six Sigma, etc.

Várias metodologias podem ser usadas para melhorar o controle de qualidade, incluindo:

  • Total Quality Management (TQM): Se um produto não aderir aos padrões de qualidade, a qualidade do produto não pode ser garantida.
  • Teste de falha: um produto é testado até que ele falhe. O produto pode estar sujeito a altas temperaturas ou vibrações em um esforço para desencadear erros imprevistos.
  • Controle estatístico: leva uma organização a um nível de qualidade Seis Sigma.

QA também é um componente chave de desenvolvimento de software. A ISO 17025, um padrão internacional, descreve os requisitos de teste, que especificam 15 funções de gerenciamento e 10 funções de laboratório técnico e credenciado.