Definição – O que significa GamerGate?
GamerGate é um rótulo para uma série de controvérsias na indústria de jogos que ocorreram durante o segundo semestre de 2014.
A partir de agosto de 2014, uma série de polêmicas eclodiu, com um lado acusando o outro de violação da ética do jornalismo e o outro lado acusando os instigadores de misoginia e sexismo.
Definirtec explica GamerGate
O GamerGate começou quando Zoe Quinn, uma desenvolvedora independente de jogos, foi acusada pelo ex-namorado de ter um caso com um jornalista de um site de notícias de jogos. O caso supostamente resultou em críticas positivas para o jogo de Quinn, “Depression Quest”. Ela acabou sendo assediada e sujeita a ameaças misóginas como resultado. Em outra polêmica, Anita Sarkeesian, autora e blogueira, foi submetida a assédio online depois de lançar seu projeto Kickstarter, “Tropes vs. Mulheres em Video Games”, uma série de vídeos do YouTube que examina as representações de gênero na indústria de videogames.
Assim, enquanto um lado se concentra no aspecto relacionado às mulheres e aos jogos, o outro ponto de vista gira em torno do papel da mídia e do jornalismo. Especificamente, alegações de favoritismo e censura à cobertura de desenvolvedores ou jornalistas com pontos de vista diferentes.