Gameover zeus (goz)

Definição – O que significa GameOver ZeuS (GOZ)?

GameOver ZeuS (GOZ) é um malware botnet ponto a ponto que é uma evolução do cavalo de Tróia ZeuS anterior e usa comunicação ponto a ponto criptografada entre seus nós e servidores de comando e controle, que seu antecessor não tinha, tornando-o mais elusivo para operações de detecção de aplicação da lei. Como o cavalo de Troia ZeuS original, o GOZ é usado para roubar informações financeiras para que o cibercriminoso possa fazer retiradas ilegais de fundos de empresas e indivíduos por meio de várias instituições financeiras.

Definirtec explica GameOver ZeuS (GOZ)

GameOver ZeuS é uma evolução do Trojan ZeuS original; portanto, ele tem recursos mais poderosos e melhores métodos de evasão contra detecção. Isso vem na forma de uma arquitetura ponto a ponto criptografada para comunicação, o que torna mais difícil rastrear e rastrear, uma vez que não pode ser rastreado imediatamente para um servidor de operação central, tornando muito difícil encerrar as atividades do cibercriminoso. Outro novo recurso é a capacidade de iniciar um ataque de negação de serviço por meio do botnet criado. Esse recurso geralmente requer um tipo totalmente diferente de Trojan, mas, neste caso, ele é integrado ao GOZ.

GOZ também é capaz de instalar outro malware em um computador infectado, o mais comum dos quais é o CryptoLocker, uma forma de “ransomware”, que encontra arquivos importantes e os mantém reféns por meio de uma criptografia forte para que o acesso do usuário seja negado até o o usuário paga o dinheiro do resgate para obter os arquivos de volta. Estima-se que tenha recebido $ 30 milhões em pagamentos de resgate apenas de setembro a dezembro de 2013, e estima-se que tenha infectado 234,000 vítimas em todo o mundo, 121,000 das quais estão nos Estados Unidos.

GOZ foi capaz de infectar 1 milhão de computadores globalmente, e as perdas foram estimadas em centenas de milhões de dólares. Ele só foi interrompido por meio da estreita cooperação dos países afetados em meados de 2014, interrompendo o GameOver ZeuS e o CryptoLocker. E em 24 de fevereiro de 2015, o FBI anunciou uma recompensa de US $ 3 milhões por informações sobre o cibercriminoso russo intimamente associado ao GOZ, Evgeniy Bogachev.