Definição – o que significa Faraday Cage?
Uma gaiola de Faraday é um invólucro feito de materiais condutores que é capaz de bloquear campos elétricos externos. Em outras palavras, é um condutor oco capaz de manter a carga ou a radiação na superfície externa da gaiola. As gaiolas de Faraday são usadas em uma ampla gama de aplicações, incluindo proteção de dispositivos eletrônicos contra descarga eletrostática e interferência de radiofrequência externa.
Uma gaiola de Faraday também é conhecida como escudo de Faraday.
Definirtec explica Faraday Cage
Uma gaiola de Faraday tem uma aparência semelhante à de uma gaiola, algumas usando malha de metal fina e outras usando cercas de arame simples. Todas as gaiolas de Faraday podem lidar com cargas eletrostáticas e certas categorias de radiação eletromagnética, e distribuí-las pelo exterior da estrutura. Uma gaiola de Faraday funciona distribuindo a carga elétrica ou radiação ao redor do exterior da gaiola. Este rearranjo das cargas leva ao cancelamento da radiação ou carga dentro da gaiola. No entanto, ele não pode impedir que campos magnéticos de variação lenta cheguem ao interior da gaiola, como os campos magnéticos da Terra. Um dos melhores exemplos de uma gaiola de Faraday é uma sala de ressonância magnética (MRI). Nesse caso, eles evitam que os sinais de radiofrequência externos interfiram nos dados capturados do paciente.
As gaiolas de Faraday têm uma ampla gama de aplicações. Eles são usados para dispositivos fechados que podem produzir interferência de radiofrequência, para que as ondas de rádio emitidas sejam impedidas de interferir nos dispositivos próximos. Outros usos incluem fornecer segurança contra raios e atuar como roupas de proteção para eletricistas que trabalham em linhas de alta tensão.