Definição – o que significa G.729?
G.729 é um padrão do setor de padronização de telecomunicações da ITU usado para compressão e descompressão de voz. A tecnologia é usada em sistemas de transmissão digital e para codificação de sinais analógicos em digitais. O G.729 é amplamente usado em aplicativos de protocolo de voz sobre Internet devido aos seus requisitos de baixa largura de banda.
G.729 inclui patentes de várias empresas e é licenciado pela Sipro Lab Telecom. Em certos países, o uso do G.729 requer uma licença ou taxa de royalties.
Definirtec explica G.729
As extensões do padrão G.729 incluem G.729a e G.729 b.
G.72a é uma extensão compatível de G.729 que requer menos poder computacional às custas de uma qualidade de voz ligeiramente inferior. Foi inicialmente desenvolvido por um consórcio de organizações, incluindo France Telecom, Mitsubishi Electric Corporation, Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) e Université de Sherbrooke. Seus principais recursos incluem uma taxa de bits fixa e tamanho de quadro fixo.
G.729b fornece compressão de silêncio que habilita módulos de detecção de atividade de voz, que detectam atividade de voz em sinais. Ele também inclui um módulo de transmissão descontínua que decide quando atualizar os parâmetros de ruído de fundo por falta de fala e usar quadros de descritor de inserção de silêncio de três bytes para iniciar a geração de ruído. Se a transmissão parar e o link ficar quieto devido à falta de fala, o lado receptor pode presumir que a transmissão foi interrompida. O silvo analógico é simulado digitalmente pela inserção de ruído confortável durante o silêncio para garantir ao receptor que os links estão ativos e operacionais.
O G.729 também foi estendido para fornecer suporte para voz de banda larga e codificação de áudio.