Definição – o que significa função hash?
Uma função hash pega um grupo de caracteres (chamado de chave) e o mapeia para um valor de um determinado comprimento (chamado de valor hash ou hash). O valor hash é representativo da string original de caracteres, mas normalmente é menor que o original.
O hash é feito para indexar e localizar itens em bancos de dados porque é mais fácil localizar o valor de hash mais curto do que a cadeia mais longa. O hash também é usado na criptografia.
Esse termo também é conhecido como algoritmo de hash ou função de resumo da mensagem.
Definirtec explica a função Hash
O hash é usado com um banco de dados para permitir que os itens sejam recuperados mais rapidamente. O hash também pode ser usado na criptografia e descriptografia de assinaturas digitais. A função hash transforma a assinatura digital e, em seguida, o valor do hash e a assinatura são enviados ao receptor. O receptor usa a mesma função hash para gerar o valor hash e então o compara ao recebido com a mensagem. Se os valores de hash forem iguais, é provável que a mensagem tenha sido transmitida sem erros.
Um exemplo de função hash é chamado de dobramento. Isso pega um valor original, divide-o em várias partes, adiciona as partes e usa os últimos quatro dígitos restantes como o valor hash ou chave.
Outro exemplo é chamado de rearranjo de dígitos. Isso pega os dígitos em certas posições do valor original, como o terceiro e o sexto números, e inverte sua ordem. Em seguida, ele usa o número restante como o valor hash.
É quase impossível determinar o número original com base em um valor hash, a menos que o algoritmo usado seja conhecido.