Definição – O que significa Função Definida pelo Usuário (UDF)?
Uma função definida pelo usuário (UDF) é um acessório comum em linguagens de programação e a principal ferramenta de programadores para criar aplicativos com código reutilizável. Como os programas são compostos principalmente de código que vem do programador, ou, neste caso, do usuário, a maior parte dele é composta de funções definidas pelo usuário ocasionalmente pontuadas por funções integradas.
Definirtec explica a função definida pelo usuário (UDF)
As funções definidas pelo usuário permitem que os programadores criem suas próprias rotinas e procedimentos que o computador pode seguir; é o bloco de construção básico de qualquer programa e também muito importante para modularidade e reutilização de código, uma vez que um programador pode criar uma função definida pelo usuário que faz um processo específico e simplesmente a chama sempre que necessário. Sua sintaxe depende inteiramente da linguagem de programação ou do aplicativo em que são criados.
Embora façam parte de qualquer linguagem de programação, as funções definidas pelo usuário geralmente se referem às funções especiais que um usuário cria como scripts ou programas em grandes sistemas, como bancos de dados ou planilhas, como o Microsoft Excel. Isso ocorre porque a maioria das funções sendo usadas em um sistema de banco de dados ou planilha são funções integradas que o usuário simplesmente precisa chamar e fornecer parâmetros, e muito do que o aplicativo pode fazer já está sendo feito por um ou mais funções. Nesse caso, as funções definidas pelo usuário são funções personalizadas especiais destinadas a fazer algo que normalmente não é feito pelas funções integradas. Em linguagens de programação como C, C ++ e Java quase todas as partes do programa são definidas pelo usuário, portanto, essas funções não são mais referidas como “definidas pelo usuário” para separá-las das funções integradas, elas são simplesmente chamadas funções.