Definição – o que significa a função de ativação?
Uma função de ativação é a função em um neurônio artificial que fornece uma saída com base nas entradas. As funções de ativação em neurônios artificiais são uma parte importante do papel que os neurônios artificiais desempenham nas redes neurais artificiais modernas.
Definirtec explica a função de ativação
Uma maneira de entender a função de ativação é observar um “modelo” visual do neurônio artificial. A função de ativação está no “fim” da estrutura neural e corresponde aproximadamente ao axônio de um neurônio biológico.
Outra maneira de entender isso é examinar a terminologia em torno de seu uso. Os profissionais de TI falam sobre a função de ativação ao discutir uma saída binária – 1 ou 0 – ou uma função que representa graficamente uma gama de saídas com base nas entradas. Nesses casos, os profissionais de TI e outros costumam usar os termos “função de transferência” e “função de ativação” alternadamente, embora a função de transferência seja mais frequentemente associada ao gráfico que verifica uma variedade de saídas. Várias funções guiam a saída que filtra através das camadas da rede neural até a camada de saída final de neurônios ou nós.
Também é importante distinguir entre funções de ativação linear e não linear. Onde as funções de ativação linear mantêm uma constante, as funções de ativação não linear criam mais variação que utiliza a construção da rede neural. Funções como sigmóide e ReLU são comumente usadas em redes neurais para ajudar a construir modelos de trabalho.