Definição – O que significa Magic Smoke?
A fumaça mágica é uma piada de TI duradoura sobre a função do processador e a capacidade do hardware. Os profissionais de TI ou outros podem referir-se de maneira humorística ou sarcástica à “fumaça mágica” ao falar sobre a fumaça que emerge de um dispositivo de hardware em situações como superaquecimento ou conexões inadequadas.
A fumaça mágica também é conhecida como fumaça azul ou fumaça de fábrica.
Definirtec explica Magic Smoke
A ideia é que aqueles que estão nessa piada criaram a falsa teoria de que processadores e componentes têm “fumaça mágica” dentro que de alguma forma usam para funcionar. Nesse cenário fictício, se você “deixar a magia escapar”, se ela vazar ou escapar, o hardware não funcionará mais. Na verdade, o hardware para de funcionar porque foi frito – a fumaça é uma consequência, não o fator causal. Os especialistas em idiomas explicam isso como um exemplo de falácia lógica “post hoc ergo propter hoc”.
Por exemplo, quando o sistema fica superaquecido e começa a soltar fumaça, um engenheiro pode dizer a outro – “você deixa a fumaça sair” – mantendo aquela ideia jocosa de que o dispositivo está liberando fumaça mágica que usa para fazer tarefas de computação.