Definição – O que significa Drenagem de Cérebros para Aposentadoria (RBD)?
O termo “fuga de cérebros da aposentadoria” (RBD) foi aplicado a TI e outras indústrias em referência às mudanças geracionais da força de trabalho que podem ter um efeito negativo nas empresas. A ideia de uma fuga de cérebros da aposentadoria é que os resultados naturais da aposentadoria geracional podem criar uma espécie de “vácuo de talento” ou falta de talento disponível para as empresas.
Definirtec explica a fuga de cérebros para aposentadoria (RBD)
Um componente principal da fuga de cérebros da aposentadoria envolve a sabedoria e a experiência que um trabalhador de carreira acumula ao longo da vida. A ideia é que uma aposentadoria maior do que o normal retira mais desse conhecimento agregado, e as empresas têm que substituir esse talento por uma série de novatos ou trabalhadores menos qualificados e experientes.
Alguns especialistas prevêem que o pior exemplo de fuga de cérebros da aposentadoria ocorrerá nos próximos 5 a 20 anos, conforme a geração baby boomer se aposentar. No entanto, essas previsões podem ser um tanto qualificadas pela ideia de que, em uma economia em crise, os trabalhadores individuais podem optar por trabalhar além da idade normal de aposentadoria.
Em geral, a ideia de fuga de cérebros da aposentadoria faz parte da avaliação de como as empresas veem os trabalhadores humanos que impulsionam suas operações de negócios. Alguns executivos e conselhos de liderança da empresa tendem a dar muita ênfase à força de trabalho como uma coleção de recursos, em vez de pensar nas pessoas envolvidas como indivíduos. Parte do desafio, para muitas empresas, é encontrar novas maneiras de se conectar com funcionários individuais em potencial e colocar mais ênfase “humana” nos recursos humanos.