FSB

FSB é um acrónimo que significa Front Side Bus. É a conexão física entre a CPU e o chip Northbridge em uma placa-mãe de computador. A northbridge é responsável pela comunicação entre a CPU e os dispositivos de alta velocidade, tais como memória principal e placas gráficas. O FSB é parte do barramento do sistema, que é responsável pela comunicação entre todos os componentes de um sistema de computador. O Front Side Bus ainda é usado? Sim, o Front Side Bus ainda é usado em alguns sistemas de computador. É a ligação entre a CPU e a memória principal do sistema. O front side bus é usado em conjunto com o back side bus, que conecta a CPU aos dispositivos de E/S do sistema.

Quem configurou o FSB?

A FSB foi originalmente configurada pela IBM no início dos anos 80. A IBM queria criar um padrão para conectar periféricos de computador à placa-mãe. O FSB foi projetado para conectar a CPU à RAM, à ROM e aos dispositivos de E/S. A IBM lançou a especificação FSB para o público em 1985.

Como posso mudar a FSB na BIOS?

Para mudar o FSB na BIOS, você precisa primeiro entrar no menu da BIOS. Isto normalmente pode ser feito pressionando uma tecla durante o processo de boot, como F2 ou DEL. Uma vez no menu da BIOS, navegue até à secção que controla o FSB. Isto irá variar dependendo da sua placa-mãe e BIOS, mas é normalmente encontrado na secção “Avançado” ou “Chipset”. Uma vez que você tenha localizado as configurações FSB, você pode alterar a freqüência conforme desejado. Guarde as suas alterações e reinicie o sistema.

Qual é a diferença entre FSB e BSB?

O FSB (Front Side Bus) é o barramento que liga a CPU à ponte norte. O northbridge é responsável pela comunicação entre a CPU e a memória principal, assim como certos dispositivos de alta velocidade, como placas gráficas.

O BSB (Back Side Bus) é o barramento que liga a ponte norte à ponte sul. A ponte sul é responsável pela comunicação entre a ponte norte e dispositivos de baixa velocidade, tais como portas USB e discos rígidos.

Porque é o DDR4 melhor que o DDR3?

DDR4 é o mais novo padrão para memória de computador, e oferece várias vantagens sobre o DDR3. O DDR4 é mais rápido que o DDR3, com taxas de transferência de dados de até 3200 MT/s (megatransferências por segundo). Também consome menos energia, o que o torna ideal para uso em laptops e outros dispositivos portáteis. O DDR4 também tem uma capacidade superior ao DDR3, com DIMMs (dual in-line memory modules) disponíveis em tamanhos de até 16GB.