Definição – o que significa Google Data Liberation Front?
A Frente de Liberação de Dados do Google é uma equipe de engenharia do Google Inc. que tem a tarefa de tornar mais fácil para os usuários se desvencilharem dos produtos do Google caso optem por parar de usá-los. Isso se aplica ao software do Google que contém dados que os consumidores podem querer exportar para outros produtos de software. O objetivo do Data Liberation Front é permitir que os usuários façam isso com relativa facilidade.
Por meio de várias plataformas e soluções de software, os clientes do Google podem exportar seus dados para novos produtos de software, e o Data Liberation Front do Google oferece aos usuários etapas fáceis que descrevem como fazer isso com cada produto do Google. As intenções por trás do Google Data Liberation Front são que o Google acredite que os clientes devem ser livres para cancelar os produtos do Google e ainda poder transferir seus dados para outros produtos. Isso difere de outras plataformas que tentam manter os usuários, tornando difícil ou impossível para eles levarem seus dados com eles caso decidam usar outro serviço.
Definirtec explica o Google Data Liberation Front
A filosofia por trás do Data Liberation Front do Google é que os engenheiros de software do Google não desejam bloquear os usuários em seus produtos caso desejem adquirir outras soluções. No passado, os engenheiros de software do Google acreditavam que muitos de seus produtos forçavam os usuários a ficar com eles por medo de perder dados. O Data Liberation Front do Google permite que os usuários finais exportem facilmente seus dados para outras marcas. As soluções técnicas incluem a migração de arquivos de dados e a sincronização de arquivos de acesso do usuário, para citar alguns. Instruções sobre como escapar de ou para os produtos do Google estão descritas no site do Google Data Liberation Front.
Os produtos do Google incluem AdWords, Google Agenda, Álbuns do Picasa, Gmail, Google Storage for Developers, App Engine, Buzz, Google Analytics, Profile, etc. Além de exportar dados desses e de outros produtos do Google, o site Google Data Liberation Front também contém informações sobre como importar dados e até atingir um meio termo, como é o caso dos Serviços do Google Sync, que permite ao usuário final manter contatos em seus Contatos do Google, bem como exportá-los para outros tipos de programas de software. Por outro lado, a plataforma Google Takeout permite que os usuários escapem de todos os produtos Google simultaneamente.
O Google Data Liberation Front foi iniciado por uma equipe interna de engenharia de TI que escolheu seu nome com base no filme de 1979 “Monty Python’s Life of Brian”, no qual um grupo de personagens do filme chamado Judean’s People’s Front não consegue concordar com humor qualquer coisa – e tendem a ser muito vocais em suas discordâncias. Isso espelhava a equipe de engenharia do Google na época, então esse nome tem implicações realistas e humorísticas.