Freeware

O “Freeware” é um tipo de software que é disponibilizado gratuitamente, sem qualquer custo para o utilizador. Pode ser na forma de uma versão de teste com funcionalidade limitada, ou uma versão totalmente funcional sem limite de tempo. Freeware é frequentemente lançado pelos desenvolvedores como uma forma de promover seu software ou gerar interesse em versões pagas. O que são dois exemplos de freeware? 1. GIMP
2. Inkscape

Porque é que o software se chama freeware?

Freeware é um tipo de software que está disponível gratuitamente, normalmente sem quaisquer restrições. O termo é mais usado para se referir a software que é distribuído sem custos, mas também pode se referir a software que é oferecido gratuitamente com certas restrições, como por exemplo, só ser permitido usá-lo para uso pessoal.

Existem algumas razões diferentes pelas quais o software pode ser distribuído como freeware. Em alguns casos, os desenvolvedores podem simplesmente querer dar seu software gratuitamente como uma forma de promovê-lo ou gerar boa vontade. Em outros casos, o software pode ser projetado para um propósito específico que não se destina a gerar lucro, como software educacional ou software que é projetado para ser usado para fins não-comerciais.

O freeware é um código aberto?

Não, “freeware” não é um tipo de software “open source”. “Freeware” é uma categoria de software que é tipicamente livre para download e uso, mas que não é necessariamente de código aberto. Software “open source” é um software que é lançado sob uma licença open source, que permite que o código fonte seja livremente modificado e redistribuído.

Que tipo de software é freeware?

Freeware é um tipo de software que está disponível para uso sem custo ou por uma taxa opcional. Freeware é tipicamente um software com direitos autorais que o detentor dos direitos autorais escolheu tornar disponível gratuitamente. Não há restrições sobre como você pode usar o freeware, e você é livre para modificá-lo como achar conveniente. O Linux é um software de código aberto? Sim, o Linux é um sistema operacional open-source. O código fonte para o kernel Linux está disponível para qualquer um ver, editar e redistribuir. Isto permite a uma grande comunidade de desenvolvedores contribuir com o kernel e outros softwares que rodam no Linux.