Frankenpine

Definição – o que significa Frankenpine?

Frankenpine é o nome dado a uma torre de celular camuflada para se parecer com um pinheiro. Os esforços para disfarçar a torre de aço incluem pintar sua base de marrom e anexar galhos falsos a ela.

Definirtec explica Frankenpine

O termo Frankenpine chamou a atenção do público pela primeira vez em 2004, quando o Conselho de Adirondack, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para proteger o Parque de Adirondack, deu a uma torre proposta esse nome.

Localizado no nordeste de Nova York, o Adirondack Park é uma área protegida publicamente e o maior marco histórico nacional. A área é supervisionada pela Agência Estadual do Parque Adirondack (APA), que na época aprovou uma licença para a Nextel Partners Inc. erguer uma torre de 114 pés afilando a partir de uma base de 7 metros de largura. Parte da proposta da Nextel era que a torre fosse modelada e camuflada como um pinheiro, para se confundir com a área florestal do parque onde seria construída.

No entanto, membros do Conselho de Adirondack se opuseram à decisão da APA e apontaram que uma torre de celular disfarçada ainda “não se pareceria com nenhuma árvore deste planeta”, dando origem ao termo Frankenpine.

Até hoje, essas árvores falsas, que assumiram a forma não apenas de pinheiros, mas também de abetos e palmeiras de Douglas, podem ser encontradas nos Estados Unidos. O custo de construção de um Frankenpine é estimado entre US $ 40,000 e US $ 100,000, ou 10 vezes o custo de construção de uma torre de celular normal.