Definição – o que significa fragmentação do Android?
A fragmentação do Android refere-se a uma preocupação com o número alarmante de diferentes versões de sistema operacional (SO) Android disponíveis no mercado. O principal problema é a interoperabilidade potencialmente reduzida entre dispositivos de aplicativos codificados usando o Android Software Development Kit (Android SDK).
Definirtec explica a fragmentação do Android
Conforme as atualizações da plataforma Android são lançadas, a fragmentação do Android atrai cada vez mais a atenção dos desenvolvedores de software, antecipando possíveis problemas de interoperabilidade no ecossistema Android. Isso significa que os aplicativos Android SDK criados para dispositivos específicos nem sempre funcionam com vários outros dispositivos.
Os fabricantes de dispositivos Android tendem a personalizar o sistema operacional Android para se destacar no mercado Android. Os níveis de variação variam de diferenças no hardware do dispositivo, como resolução e tamanho da tela, até interfaces de programação de aplicativos (API) Android modificadas. Combinado com atualizações frequentes do sistema operacional Android, essas variações amplificaram o problema de fragmentação para a maioria dos desenvolvedores.
A posição do Google é que a fragmentação não é um problema sério, pois o termo não foi claramente definido. No entanto, o Google lançou um programa de compatibilidade do Android para ajudar a resolver problemas de compatibilidade de aplicativos entre dispositivos. Este programa filtra dispositivos adequados que podem obter acesso a aplicativos e restringe o acesso do Android Market a dispositivos com APIs Android alteradas.
No entanto, o programa de compatibilidade do Android não resolve os problemas de interoperabilidade de aplicativos feitos para dispositivos específicos, o que significa que os aplicativos requerem ajustes antes de serem lançados em vários dispositivos.