Definição – o que significa silício fotônico?
A fotônica de silício é o estudo inovador e a aplicação de sistemas fotônicos para gerar, processar, manipular e, de outra forma, usar luz para uma transmissão mais rápida de dados entre e dentro dos microchips. O silício é usado como meio óptico. A operação é em comprimentos de onda infravermelhos (comumente 1.55 micrômetros), que são usados em sistemas de telecomunicações de fibra óptica.
A fotônica de silício, com sua transferência de dados ultrarrápida entre e dentro dos microchips, determinará significativamente o progresso futuro na tecnologia de computadores e a continuação da lei de Moore.
Definirtec explica Silicon Photonics
A fotônica de silício está sendo pesquisada intensamente pela IBM e pela Intel para técnicas de fabricação de semicondutores. Essas técnicas integram componentes ópticos e eletrônicos em microchips na tentativa de validar a lei de Moore, que afirma que o número de transistores em um circuito integrado deve dobrar a cada dois anos.
A presença de fenômenos ópticos não lineares e não lineares (como o efeito Kerr, efeito Raman, interações de portadores de carga livre e absorção de dois fótons) permite que a luz interaja com a luz, o que permite muitas coisas de grande interesse acadêmico, incluindo a conversão de comprimento de onda, roteamento de sinal óptico e guias de onda de silício.