Fortran

Definição – o que significa Fortran?

Fortran, anteriormente escrito em maiúsculas (FORTRAN), é uma linguagem de programação projetada para computação numérica e computação científica. Introduzido pela primeira vez em 1954, o Fortran é a linguagem de programação mais antiga e ainda é amplamente usada. Suas aplicações são encontradas nas áreas científicas, particularmente previsão numérica do tempo, dinâmica de fluidos computacional e física computacional. Fortran também é bastante popular na computação de alto desempenho e é usado em benchmarking de programas e classificação dos supercomputadores mais rápidos do mundo.

Definirtec explica Fortran

Algumas das características que tornam o Fortran adequado para cientistas incluem:

  • Suporte integrado para argumentos em sub-rotinas
  • Rico conjunto de funções intrínsecas
  • Suporte integrado para números complexos
  • Suporte para notação de array permitindo operações em seções de array
  • Fortes regras de aliasing para ponteiros de memória, resultando em um código mais eficiente após a compilação

Hoje, apesar da concorrência de linguagens como C e C ++, o Fortran ainda é amplamente usado para realizar testes de benchmark de ponto flutuante em novos processadores de computador. Ao longo dos anos, uma vasta coleção de código foi escrita com Fortran em muitas máquinas científicas e de engenharia, permitindo que a linguagem persistisse.

Fortran evoluiu com o tempo. Começando como uma linguagem de programação puramente procedural, agora suporta recursos orientados a objetos, como extensão e herança de tipo, polimorfismo e alocação dinâmica de tipo.