Definição – O que significa o Formulário de Liberação Eletrônica de Informações do Paciente?
Os formulários eletrônicos de liberação de informações de pacientes incluem assinaturas de pacientes que autorizam entidades de saúde a liberar informações de saúde protegidas (PHI) para outras entidades de saúde. Na era digital, as assinaturas eletrônicas são cada vez mais necessárias. Os formulários eletrônicos de liberação de informações do paciente não são consentimentos completos de liberação de informações, mas sim consentimentos específicos que fornecem autorização ao paciente para divulgar seus registros eletrônicos de saúde (EHR) para agências designadas conforme a necessidade. Esses formulários também indicam quais informações podem ser divulgadas.
Definirtec explica o formulário eletrônico de liberação de informações do paciente
Os pacientes devem consentir especificamente em liberar dados de saúde confidenciais, como se eles têm HIV / AIDS ou problemas de saúde mental ou abuso de substâncias. Todos os outros dados são considerados dados médicos gerais que não requerem caixas de seleção específicas. Para EHRs, os formulários de liberação de informações devem ser assinados para que as informações de saúde protegidas sejam compartilhadas entre hospitais e outras agências de saúde, que é um dos principais objetivos da Lei de Tecnologia da Informação em Saúde para Saúde Econômica e Clínica (HITECH) sob a American Recovery e Lei de Reinvestimento (ARRA). Ambos os atos dizem respeito às leis estabelecidas para entregar os registros de saúde em papel aos EHRs até 2015.
Os profissionais de TI podem não estar cientes, quando estão auxiliando os provedores de saúde e instalações com suas conversões EHR, de que as violações de informações pessoais de saúde podem resultar em multas pesadas; portanto, é obrigatório que todos os pacientes afetados sejam contatados caso ocorram violações de dados. Alguns acham que a inclusão disso no formulário eletrônico de liberação de informações do paciente seria uma medida acertada, porque também diz respeito aos direitos do paciente e à confidencialidade do RES do paciente. Para dar um passo adiante, os programadores devem considerar a inclusão de notificações automatizadas de violação de dados do paciente com sinalizadores de sistema.