Definição – O que significa Windows Imaging Format (WIF)?
O Windows Imaging Format (WIF) é um formato de imagem de disco baseado em arquivo introduzido pela Microsoft para facilitar a implantação do Windows Vista e versões posteriores do sistema operacional Windows. Esses sistemas operacionais usam o WIF como parte do processo de instalação padrão. Semelhante a muitos outros formatos de imagem de disco, um arquivo WIF inclui um grupo de arquivos e metadados de sistema de arquivos relacionados. No entanto, ao contrário dos formatos baseados em setor, como .CUE / .BIN e .ISO (usados por imagens de DVD e CD), o WIM é baseado em arquivo, o que significa que a unidade de dados mais básica é um arquivo.
O formato de imagem do Windows também pode ser conhecido pela sigla WIM.
Definirtec explica Windows Imaging Format (WIF)
O formato de imagem WIF é independente do hardware – uma vantagem importante que permite que ele funcione em sistemas de 32 ou 64 bits. O WIF também oferece suporte à instalação de imagens de disco em qualquer partição, independentemente do tamanho. Em contraste, os formatos de imagem baseados em setor só podem ser instalados em partições de tamanho igual ou inferior.
Um arquivo WIF é capaz de armazenar várias imagens referenciadas pelo índice correspondente ou nome exclusivo do arquivo. Esse recurso é aprimorado pela tecnologia de armazenamento de instância única (SIS) da Microsoft, que é usada para armazenar uma cópia de arquivo após determinar se há várias cópias de arquivo. O recurso de compactação do SIS e do WIF pode ser combinado para reduzir o tamanho do arquivo WIF.
Para criar, editar e configurar imagens de disco do Windows no formato de imagem do Windows, uma ferramenta de linha de comando chamada ImageX é usada. Os usuários podem aproveitar como parte do Kit de instalação automatizada do Windows (WAIK). A partir do Windows Vista, a Instalação do Windows usa a API WAIK para configurar instalações novas e clonadas do Windows.