Definição – O que significa Digital Forensics?
A perícia digital é o processo de descobrir e interpretar dados eletrônicos. O objetivo do processo é preservar qualquer evidência em sua forma mais original enquanto realiza uma investigação estruturada por meio da coleta, identificação e validação da informação digital com o objetivo de reconstruir eventos passados.
O contexto é mais frequentemente para o uso de dados em um tribunal, embora a perícia digital possa ser usada em outros casos.
Definirtec explica Digital Forensics
A natureza probatória da ciência forense digital exige padrões rigorosos para resistir a interrogatórios no tribunal. Como resultado, tem havido esforços de organizações como o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, que publicou o “Guia para integração de técnicas forenses em respostas a incidentes”.
Apesar disso, existem vários desafios que os investigadores forenses digitais enfrentam:
- Como duplicar ou preservar a evidência sem saber que a própria duplicação alterou inerentemente os dados?
- As linhas do tempo são essenciais para mostrar quem fez o quê e quando. Mas os timestamps digitais estão notoriamente ausentes, ou podem ser facilmente falsificados, nos dados digitais.
- Para poder afirmar de forma conclusiva que a Ação A causou o Resultado B, o conceito de repetibilidade deve ser introduzido. Isso é muito difícil com a análise forense digital.