Definição – o que significa fonte de dados?
Uma fonte de dados, no contexto da ciência da computação e dos aplicativos de computador, é o local de onde vêm os dados que estão sendo usados. Em um sistema de gerenciamento de banco de dados, a fonte de dados primária é o banco de dados, que pode estar localizado em um disco ou em um servidor remoto. A fonte de dados para um programa de computador pode ser um arquivo, uma planilha de dados, uma planilha, um arquivo XML ou mesmo dados embutidos no programa.
Definirtec explica a fonte de dados
As fontes de dados podem diferir de acordo com o aplicativo ou o campo em questão. Os aplicativos de computador podem ter várias fontes de dados definidas, dependendo de sua finalidade ou função. Aplicativos como sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais e até mesmo sites usam bancos de dados como fontes de dados primárias. Hardware, como dispositivos de entrada e sensores, usa o ambiente como fonte de dados primária. Um bom exemplo é um sistema de controle de temperatura e pressão para um sistema de circulação de fluidos, como os usados em fábricas e refinarias de petróleo, que pegam todos os dados relacionados ao meio ambiente ou o que quer que estejam monitorando; portanto, a fonte de dados aqui é o ambiente. Dados como temperatura e pressão do fluido são coletados por sensores regularmente e, em seguida, armazenados em um banco de dados, que se torna a principal fonte de dados para outro aplicativo de computador que manipula e apresenta esses dados.
Uma fonte de dados é mais comumente usada no contexto com bancos de dados e sistemas de gerenciamento de banco de dados ou qualquer sistema que lida principalmente com dados e é referida como um nome de fonte de dados (DSN), que é definido no aplicativo para que possa encontrar o local dos dados. Significa simplesmente o que as palavras significam: de onde vêm os dados.