Definição – o que significa fonte de alimentação ininterrupta (UPS)?
Uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) fornece energia quase instantânea quando a fonte de alimentação da rede elétrica principal falha, permitindo o tempo para a energia retornar ou para o usuário desligar o sistema ou equipamento normalmente fechando os aplicativos do sistema de computador em execução e usando o sistema operacional para desligue o sistema.
O usuário tem entre cinco e 15 minutos para desligar o sistema normalmente ou colocar uma fonte de alimentação auxiliar online para restaurar a fonte de alimentação. Além disso, a maioria dos sistemas UPS também trabalha para lidar com surtos elétricos da fonte de alimentação, queda de tensão, picos de tensão, instabilidade de frequência, interferência de ruído ou distorção harmônica da forma de onda senoidal ideal.
Definirtec explica fonte de alimentação ininterrupta (UPS)
Um no-break não é limitado por tipo de equipamento e garante energia ininterrupta para computadores, data centers ou outros equipamentos elétricos durante uma falha de energia inesperada.
As unidades UPS variam de acordo com o tamanho do equipamento protegido, que pode variar de um único computador a centros de dados inteiros, edifícios ou cidades. Ao detectar flutuações ou interrupções normais de energia, um no-break pode ativar automaticamente os sistemas de backup para garantir que os dados não sejam perdidos. Muitas tecnologias são empregadas para aumentar a eficácia dos sistemas UPS modernos, incluindo o seguinte:
- Offline / Standby: Restaura a energia quando a energia normal falha usando uma saída do inversor CC / CA que geralmente não é maior que 25 milissegundos.
- Line-Interactive: Garante alimentação por cinco a 30 minutos e até várias horas com expansão, usando um autotransformador de tensão variável multitap, que imediatamente adiciona ou subtrai a tensão de saída do transformador.
- Dupla conversão online: é semelhante à linha interativa, exceto que um retificador aciona diretamente um inversor CC / CA, mesmo quando é alimentado por uma corrente CA normal. Normalmente, essa é uma opção de alto custo.
Os UPSs podem monitorar seu status (carga da bateria e prontidão para execução) e relatar deficiências ou problemas ao computador protegido por meio de uma porta serial, conexão Ethernet ou USB.