Um díodo emissor de luz orgânica (OLED) é um díodo emissor de luz (LED) em que a camada emissiva electroluminescente é uma película de compostos orgânicos que emitem luz em resposta a uma corrente eléctrica. Esta camada é composta por uma série de materiais orgânicos de película fina, incluindo uma camada condutora, uma camada emissiva e uma camada protectora.
OLEDs são usados em uma variedade de aplicações, incluindo telefones celulares, televisores, monitores de computador e displays automotivos. Os OLEDs oferecem uma série de vantagens sobre os tradicionais diodos emissores de luz (LEDs), incluindo uma gama de cores mais ampla, maior brilho e um fator de forma mais fino e flexível.
FOLEDs (dispositivos flexíveis orgânicos emissores de luz) são um tipo de OLED que utiliza substratos flexíveis, tais como plástico ou folha metálica, em vez dos substratos rígidos de vidro utilizados nos OLEDs tradicionais. Isto permite que o FOLED seja fabricado numa variedade de formas e tamanhos, e abre novas possibilidades para aplicações OLED.
O FOLED está atualmente sendo desenvolvido para uso em diversas aplicações diferentes, incluindo displays flexíveis, iluminação e células solares. Por que o OLED é melhor que o LED? OLED (organic light-emitting diode) é uma tecnologia mais recente que oferece uma série de vantagens sobre a tradicional tecnologia LED (light-emitting diode). Os visores OLED são mais finos, leves e energeticamente mais eficientes do que os visores LED. Eles também oferecem melhor contraste e ângulos de visão mais amplos.
Como funciona um LED orgânico?
Um LED orgânico (OLED) é um diodo emissor de luz (LED) em que a camada eletroluminescente emissiva é uma película de material orgânico que emite luz em resposta a uma corrente elétrica. A camada contém normalmente um polímero que pode ser depositado selectivamente por meio de uma impressora a jacto de tinta.
Os OLED são utilizados em diversas aplicações, incluindo telemóveis, televisores, monitores de computador e painéis de instrumentos automóveis.
Porque é que o OLED é flexível? Os OLED são flexíveis porque são feitos de materiais orgânicos que são depositados em um substrato em uma camada muito fina. As moléculas orgânicas que compõem o OLED são mantidas juntas por forças fracas, de modo que elas podem ser facilmente deformadas.
Como pode uma TV ser orgânica?
As televisões orgânicas (TVs) são feitas com materiais orgânicos que são livres de químicos nocivos. Estes materiais são frequentemente encontrados na natureza, e incluem coisas como bambu, lã, algodão e até mesmo alguns tipos de plástico.
As televisões orgânicas estão a tornar-se mais populares à medida que as pessoas se tornam mais conscientes dos efeitos nocivos dos químicos sobre o ambiente e sobre a nossa saúde. Muitas TVs orgânicas são feitas com materiais reciclados e consomem menos energia do que as TVs tradicionais.
Se procura um televisor orgânico, pode querer verificar algumas das opções de empresas como a Sony, LG, e Samsung.
Quais são as desvantagens dos televisores OLED?
Os televisores OLED têm algumas desvantagens, entre as quais se destacam o custo e o burn-in.
Os televisores OLED são mais caros que os seus LCD, e espera-se que a diferença só aumente à medida que a tecnologia OLED melhora e se torna mais popular. Além disso, as telas OLED são suscetíveis ao burn-in, que é quando uma imagem fica “presa” na tela depois de ser exibida por um período prolongado de tempo. Isto pode ser especialmente problemático para televisores OLED utilizados como monitores, uma vez que as imagens estáticas (como uma barra de tarefas do Windows) podem tornar-se fixações permanentes no ecrã.