Definição – o que significa fluxograma?
Um fluxograma é um tipo de diagrama que representa um processo usando diferentes símbolos contendo informações sobre etapas ou uma sequência de eventos. Cada um desses símbolos está vinculado a setas para ilustrar a direção do fluxo do processo.
Definirtec explica fluxograma
Os fluxogramas são uma metodologia usada para analisar, melhorar, documentar e gerenciar um processo ou programa. Os fluxogramas são úteis para:
- Auxiliar na compreensão das relações entre as diferentes etapas do processo
- Coletando dados sobre um processo específico
- Ajudando na tomada de decisão
- Medir o desempenho de um processo
- Representando a estrutura de um processo
- Rastreando o fluxo do processo
- Destacando etapas importantes e eliminando as etapas desnecessárias
Um fluxograma em ciência da computação normalmente tem os seguintes tipos de símbolos para representar um processo ou programa:
- Retângulo / círculo oval / arredondado: representa qualquer processo com uma atividade inicial e final.
- Retângulos: representa uma atividade ou etapa do processo.
- Diamantes: usados quando há uma decisão a ser tomada ou uma pergunta a ser respondida, como Sim / Não ou Verdadeiro / Falso. O caminho a ser percorrido é determinado pela resposta à pergunta.
- Linhas de seta: usadas para mostrar o fluxo de controle de uma etapa para a outra. Eles também indicam o progresso de uma etapa para outra.
- Paralelogramos: Usado para representar entrada / saída.
Os fluxogramas são comumente usados no desenvolvimento de planos de negócios, criação de algoritmos e determinação das etapas de solução de problemas. Muitos programas de software estão disponíveis para projetar fluxogramas. Alguns dos programas de software comumente usados são SmartDraw, Visio (projetado para PCs) e OmniGraffle (projetado para Macs).