Definição – o que significa fluxo de dados?
Um fluxo de dados é definido em TI como um conjunto de sinais digitais usados para diferentes tipos de transmissão de conteúdo. Os fluxos de dados funcionam de muitas maneiras diferentes em muitas tecnologias modernas, com padrões da indústria para suportar amplas redes globais e acesso individual.
Definirtec explica fluxo de dados
Muitos fluxos de dados são controlados usando um sistema baseado em pacotes. As plataformas sem fio 3G e 4G comuns, bem como as transmissões da Internet, são compostas por esses conjuntos de pacotes de dados que são tratados de maneiras específicas. Por exemplo, os pacotes normalmente incluem cabeçalhos que identificam a origem ou o destinatário pretendido, junto com outras informações que podem tornar o manuseio do fluxo de dados mais eficaz.
Muitos tipos diferentes de profissionais de TI estão empenhados em controlar um fluxo de dados e monitorar seu uso. Os administradores de rede examinam os dados que entram e saem da rede ou que trabalham em uma topologia de rede. Os envolvidos em tarefas de TI relacionadas à Internet observam como a rede global trata os fluxos de dados. Mesmo as equipes internas (fora da rede, não de TI), como contabilidade e pesquisa, podem fazer muito trabalho em relação aos fluxos de dados ao tentar lidar com diferentes tipos de informações e processá-las de maneiras diferentes. Jornalistas de tecnologia fornecem informações sobre velocidades de transmissão de fluxo de dados padrão e outras convenções do setor, e o público observa como o tratamento de fluxo de dados desempenha um papel nas novas tecnologias.