Definição – o que significa fita magnética?
A fita magnética é um tipo de mídia de armazenamento físico para diferentes tipos de dados. É considerada uma solução analógica, em contraste com os tipos mais recentes de mídia de armazenamento, como unidades de disco de estado sólido (SSD). A fita magnética tem sido o principal veículo de armazenamento de dados binários e de áudio por várias décadas e ainda faz parte do armazenamento de dados para alguns sistemas.
Definirtec explica fita magnética
Originalmente, a fita magnética foi projetada para gravar som. Na computação, ele contém dados binários. Nos últimos anos, os dispositivos de fita magnética se tornaram mais escassos com o surgimento da imagem digital e do armazenamento de mídia audiovisual.
A fita magnética foi usada em muitos dos computadores mainframe maiores e menos complexos que antecederam os computadores pessoais (PC) de hoje.
Um uso de fita magnética que ainda existe é a proteção de fita para o armazenamento de registros físicos. Nesse processo, técnicos e outros profissionais fazem backup dos dados digitais em fita magnética para protegê-los em cofres físicos como uma estratégia redundante em caso de desastres ou outras emergências.