Definição – o que significa filtro digital?
Um filtro digital é um sistema que executa operações matemáticas em um sinal de tempo discreto e amostrado, de modo a aumentar ou reduzir certos aspectos desse sinal específico conforme seja necessário. É amplamente utilizado no processamento de sinais e difere de um filtro analógico, que é um circuito eletrônico que trabalha com sinais contínuos. Os filtros digitais são caros em comparação com os analógicos, mas podem transformar muitos projetos impraticáveis ou impossíveis em possibilidades. No dia a dia, eles podem ser encontrados em aparelhos como telefones celulares, rádios e receptores de áudio / vídeo.
Definirtec explica filtro digital
Um filtro digital contém um conversor analógico-digital (ADC), que faz a amostragem do sinal que entra como entrada, um microprocessador e alguns outros componentes para armazenar coeficientes e dados do filtro. Há também um conversor digital para analógico que está presente logo antes do estágio de saída. O software executado no microprocessador implementa um filtro digital atuando em um número do ADC e executando operações matemáticas. Ele pode realizar vários efeitos, como amplificação e atraso no sinal de amostra.
O comportamento de um filtro digital também é importante. Diferentes abordagens matemáticas são usadas para compreender as reações. A maneira mais simples é analisar a resposta quando uma entrada simples é passada para o filtro, por exemplo, um impulso. Então, com base no resultado, entradas complexas também podem ser analisadas.