Definição – O que significa Filtragem de Pacotes?
A filtragem de pacotes é uma técnica de firewall usada para controlar o acesso à rede monitorando os pacotes de entrada e saída e permitindo que eles passem ou parem com base nos endereços, protocolos e portas de protocolo da Internet (IP) de origem e destino.
Os firewalls da camada de rede definem conjuntos de regras de filtragem de pacotes, que fornecem mecanismos de segurança altamente eficientes.
A filtragem de pacotes também é conhecida como filtragem estática.
Definirtec explica a filtragem de pacotes
Durante a comunicação de rede, um nó transmite um pacote que é filtrado e combinado com regras e políticas predefinidas. Uma vez correspondido, um pacote é aceito ou negado.
A filtragem de pacotes verifica os endereços IP de origem e destino. Se os dois endereços IP corresponderem, o pacote será considerado seguro e verificado. Como o remetente pode usar diferentes aplicativos e programas, a filtragem de pacotes também verifica os protocolos de origem e destino, como o protocolo de datagrama de usuário (UDP) e o protocolo de controle de transmissão (TCP). Os filtros de pacotes também verificam os endereços de porta de origem e destino.
Alguns filtros de pacotes não são inteligentes e não conseguem memorizar os pacotes usados. No entanto, outros filtros de pacote podem memorizar itens de pacote usados anteriormente, como endereços IP de origem e destino.
A filtragem de pacotes é geralmente uma defesa eficaz contra ataques de computadores fora de uma rede local (LAN). Como a maioria dos dispositivos de roteamento tem recursos de filtragem integrados, a filtragem de pacotes é considerada um meio de segurança padrão e econômico.