Definição – o que significa filtragem de dados?
A filtragem de dados em TI pode se referir a uma ampla gama de estratégias ou soluções para refinar conjuntos de dados. Isso significa que os conjuntos de dados são refinados simplesmente para o que um usuário (ou conjunto de usuários) precisa, sem incluir outros dados que podem ser repetitivos, irrelevantes ou mesmo confidenciais. Diferentes tipos de filtros de dados podem ser usados para corrigir relatórios, resultados de consultas ou outros tipos de resultados de informações.
Definirtec explica a filtragem de dados
Normalmente, a filtragem de dados envolve retirar informações inúteis para o leitor ou que podem ser confusas. Relatórios gerados e resultados de consultas de ferramentas de banco de dados geralmente resultam em conjuntos de dados grandes e complexos. Dados redundantes ou imparciais podem confundir ou desorientar o usuário. A filtragem de dados também pode tornar os resultados mais eficientes.
Em alguns outros casos, os filtros de dados funcionam para evitar um acesso mais amplo a informações confidenciais. Por exemplo, um programa de filtragem de dados pode limpar números de seguridade social, números de cartão de crédito e outros identificadores de conjuntos de dados complexos de clientes que chegam à estação de trabalho de um funcionário ou, ainda mais importante, em seu dispositivo móvel. Com o movimento “traga seu próprio dispositivo” (BYOD) emergindo no mundo dos negócios, a filtragem de dados pode resolver alguns problemas de segurança relacionados às informações de que os funcionários precisam para fazer seu trabalho.