Definição – o que significa filtragem bilinear?
A filtragem bilinear é um método de filtragem de textura usado em design gráfico de computador para suavizar texturas quando os objetos mostrados na tela são maiores ou menores do que realmente são na memória de textura. As formas texturizadas desenhadas na tela, menores ou maiores do que deveriam, costumam ser distorcidas. O mapeamento de textura regular fará com que a imagem pareça pixelizada ou em blocos. A filtragem bilinear evita isso interpolando os pontos que estão entre os texels (elementos de textura) e assumindo que eles são pontos no meio de suas respectivas células. Esses pontos são usados para realizar a interpolação bilinear, um processo matemático, entre os quatro texels mais próximos do ponto que um determinado pixel representa, a fim de fazer uma estimativa relativamente precisa da cor do pixel a ser adicionado.
Definirtec explica Filtragem Bilinear
Quando um objeto é redimensionado para um tamanho maior ou menor na tela, ele fica bloqueado e pixelado se nenhuma filtragem adequada for aplicada. A filtragem bilinear fará com que o objeto tenha uma boa aparência até que se torne menor da metade ou maior que o dobro do tamanho original da textura. Por exemplo, se você tiver uma textura de 64×64, ela ficará bem quando reduzida para 32×32 ou aumentada para 128×128 – além desses números, ela perderá qualidade.
O mapeamento MIP costuma ser usado em conjunto com a filtragem bilinear para ajudar a reduzir os problemas de qualidade. No entanto, a transição entre mapas MIP de tamanhos diferentes pode ser muito abrupta e facilmente detectada. Nesses casos, a filtragem trilinear pode melhorar isso, enquanto o uso da filtragem anisotrópica pode eliminá-lo completamente, eliminando os efeitos de aliasing.